Teatro de Bonecos - Grupo Giramundo

Neste fim de semana (20/08) fomos conhecer um pouco da arte do Grupo Giramundo com seu teatro de bonecos no parque do Ibirapuera !!!
A única coisa que não ajudou muito foi o tempo!!!!!!!


O Giramundo é um dos grupos de teatro de bonecos mais atuantes e premiados em todo o mundo. Foi criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Maria do Carmo Martins (Madu).
Surgiu a partir de iniciativa do artista plástico Álvaro Apocalypse, quando era professor da Escola de Belas Artes  e após experiências no ramo publicitário, ele direcionou seu processo criativo para a produção de bonecos que sairiam mais baratos que adquirir equipamentos cinematográficos. Em outubro de 1970, seriam fabricados os primeiros bonecos.
A partir de 2003, o Giramundo conseguiu patrocínio para o teatro móvel e assim passou a fazer apresentações no interior do Estado com um caminhão-baú. Em seguida, o grupo perdeu Álvaro Apocalypse e Terezinha Veloso. Por isso, as filhas do casal, em memória dos pais, decidiram intensificar o compromisso social do grupo.

Nos espetáculos são utilizados marionetes, bonecos manipulados por fios; mamulengos, que são fantoches de luva; bonecos de vara, parecidos com estandartes; bunraku, os bonecos manipulados por três atores; e mochila, o boneco manipulado que fica apoiado nos ombros; além de adaptações próprias, como bonecos sentados, uso de máscaras e teatro de sombras.


 Olha o tamanho deste boneco, quase do tamanho das meninas!!!!!
 







Torres andantes de bonecos
Desfile pela arena.......






Os palcos para as apresentações...............



Estávamos curtindo muito, realmente um espetáculo maravilhoso!!!!
Pena que tivemos que ir embora, a chuva apertou e com criança, não dá né!!!!

Espero vê-los novamente!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é muito importante pra mim, saber a sua opinião. Deixe um recadinho, nem que seja para dizer que passou por aqui, já vou ficar super feliz!!!! Obrigada,

Bjs